quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações

Nadia Aparecida de Souza é professora do Departamento de Educação. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Nepae e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia – Gepesp/Unicamp; doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Marília.
Evely Boruchovitch é professora associada e livre-docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia – Gepesp/Unicamp. Pesquisadora do CNPq; Ph.D em Educação pela University of Southern California. E-mail: evely@unicamp.br

MAPAS CONCEITUAIS E AVALIAÇÃO FORMATIVA: TECENDO APROXIMAÇÕES
Resumo
Tendo a avaliação formativa como pano de fundo e a aprendizagem significativa como horizonte possível, o texto intenta evidenciar o mapa conceitual como ferramenta particularmente relevante às intenções formativas, porque favorável à regulação do ensino e à autorregulação da aprendizagem e pertinente enquanto estratégia de ensino/aprendizagem. Revisitar o referencial teórico relativo à temática favoreceu: (a) contemplar a utilidade do mapa conceitual – empreendido enquanto estratégia de ensino e/ou avaliação – sob diferentes perspectivas: a daquele que ensina/avalia e a daquele que aprende/é avaliado; (b) aquilatar o quanto se valer dos mapas conceituais é criar alternativas para a organização do conhecimento, pela promoção de experiências educativas que incitem não somente a reflexão, a busca de compreensão e o processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da meta cognição e do aprender a aprender; (c) repensar a importância dos meios utilizados para avaliar a aprendizagem, que não podem ser quaisquer meios, mas aqueles que favoreçam uma percepção clara das aprendizagens edificadas e daquelas ainda em curso, orientando e viabilizando ações de superação; e, (d) conferir novo sentido à tarefa de ensinar a aprender, compreendida como auxílio permanente na elaboração do saber, pelo desvelamento das razões que subjazem às dificuldades a serem superadas.
Palavras-chaveAvaliação da aprendizagem — Estratégias de ensino e aprendizagem — Mapa conceitual — Autorregulação.
SOUZA, Nadia Aparecida de e BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações. Educ. Pesqui. [online]. 2010, vol.36, n.3, pp. 795-810. ISSN 1517-9702.

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