A história em
quadrinhos como prática pedagógica no ensino de Geografia
Graziela Bergonsi Tussi
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
Resumo
Este trabalho é
resultado de um projeto de pesquisa de trabalho de conclusão do curso de Geografia da
Universidade de Passo Fundo que se propõe analisar as histórias em quadrinhos
como recurso pedagógico alternativo no ensino da geografia. Entende-se que o ensino
de Geografia passou por mudanças significativas, principalmente na década de
1990, quando vieram à tona discussões sobre Geografia Crítica, mudando as
perspectivas e discussões acerca do ensino. Esta pesquisa justifica-se pelo
fato de que muitos professores continuam trabalhando a Geografia através do
tradicional método livro didático e quadronegro. Considerando que uma aula de
Geografia precisa ser atrativa, uma vez que os alunos não a vêem como matéria
essencial no seu currículo, e que estão cada vez mais envolvidos com a
tecnologia, afetando sua personalidade e estilo de vida, cabe ao professor
sentir a necessidade de buscar novos recursos para o ensino, utilizando
materiais alternativos em sala de aula e aplicando métodos de ensino
não-convencionais que encantem o aluno, fazendo com que ele goste de estudar. É
questionando esses materiais alternativos aplicados em sala de aula que se
pretende direcionar esta pesquisa, tenco como objetivo principal identificar a contribuição
da história em quadrinhos nas aulas de Geografia, a fim de mostrar sua importância
como recurso de ensino. Além disso, procurou-se reconhecer a importância do uso
das histórias em quadrinhos nas aulas de Geografia; levantar referências que
possam subsidiar o uso das mesmas, através de uma pesquisa em referencial
teórico e sugestões possíveis de
serem aplicadas e; analisar os resultados obtidos através de oficinas práticas aplicadas
em turmas de 5ª a 8ª série, uma em cada série. Para a aplicação de cada
oficina, foram levados em conta alguns aspectos, tais como: conteúdo que a
turma estava desenvolvendo, de acordo com o livro da coleção Construindo o
Espaço, de Igor Moreira, que a escola adota como livro principal. Para a
aplicação prática, foram utilizadas histórias em quadrinhos na 5ª e 6ª série e
tiras de humor na 7ª e 8ª série. O trabalho foi feito na Escola Estadual de
Ensino Fundamental Jerônimo Coelho, na cidade de Passo Fundo / RS. Com base nas
oficinas aplicadas e na análise dos dados obtidos, presume-se que a utilização
das histórias em quadrinhos como prática pedagógica pode ser uma ferramenta
auxiliar no ensino de Geografia, pois, hoje em dia nenhum professor consegue
transmitir algum conteúdo aos seus alunos sem que haja encantamento por ele. É
um recurso válido, mas, ele não deve ser trabalhado sozinho. A utilização de
outras alternativas como jornal, revistas, textos paradidáticos vêm
complementar juntamente com as histórias, os conteúdos expostos nos livros
didáticos, por muitas vezes incompletos ou sem atrativos para os alunos.
Ensinar é um desafio nos dias de hoje. Muito se fala em renovação do
ensino, mas pouco tem sido feito na prática. Levantar questionamentos, intrigar
e despertar no professor vontade de ensinar é necessário, pois, só assim o
aluno vai entender que aprender pode ser divertido, ao mesmo tempo
despertando interesse e aguçando o senso crítico do aluno.
Palavras-Chave: ensino de geografia, práticas pedagógicas,
história em quadrinhos.
Graziela Bergonsi Tussi A
história em quadrinhos como prática pedagógica no ensino de
Geografia. http://egal2009.easyplanners.info/area08/8313_Tussi_Graziela_Bergonsi.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário